Conheça a Coopereso

Tempo de leitura: 9 minutos

Coopereso – A Cooperativa de egressos que faz a diferença.

Em 2004, a equipe composta por Jorge Valente Junior e seus associados idealizaram a Coopereso que se tornou a primeira cooperativa do Brasil voltada diretamente a ajudar o egresso do sistema prisional em sua ressocialização e a ingressar no mercado de trabalho de maneira digna e autossuficiente.

A Coopereso é a primeira cooperativa brasileira voltada ao egresso instituída no Brasil e é onde este segmento tão vulnerável encontram uma porta aberta ao saírem do sistema prisional.

Sendo uma cooperativa social sem fins lucrativos, a Coopereso incentiva a captação de renda através do serviço autônomo e incentiva o desenvolvimento humano para os que se encontram em situação de vulnerabilidade em Sorocaba e Região.

Em 2008, foi firmado o convênio e parceria entre FUNAP (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel) e a Prefeitura de Sorocaba, convênio este onde a Cooperativa Coopereso começou a trilhar seu caminho dentro da prestação de serviços ao poder público.

Até o início do ano de 2019, a Coopereso já auxiliou mais de 7.000 famílias a saírem da zona de extrema pobreza e mudarem seus objetivos na vida.

 Como tudo começou

Jorge Valente Junior e seus amigos passaram pelo sistema prisional e enfrentaram o preconceito que recai sobre esse grupo distinto da sociedade.

Movidos pela vontade de mudar de vida, deram o primeiro passo para a criação e geração de renda.

Inicialmente optaram por costura de bolas, sendo esta uma atividade familiar devido ao serviço que prestavam enquanto estavam m cárcere privado. Porém, o fornecimento de matéria prima para este fim devido não foi adquirida devido a esta prática ser direcionada primariamente ao reeducando por ser de menor custo ao empreendedor.

A segunda tentativa para atividade foi a reciclagem. Novamente, os obstáculos para adquirir matéria prima obrigaram a esse pequeno grupo de egressos mudarem de planos novamente.

Quando a Prefeitura de Sorocaba anunciou a intenção de um projeto que precisaria de mão de obra na área de coleta de materiais, limpeza e roçagem, a Coopereso entrou com uma proposta de mão de obra direcionada. O projeto teve aprovação e, junto com os reeducandos assistidos pela Funap foi implantado o convênio tríplice que resultou em muitos benefícios para o município de Sorocaba.

Quem pode ser um associado

A associação a Coopereso é voluntária. Geralmente, a pessoa conhece o trabalho realizado pela Coopereso enquanto ainda estava detido ou por indicação de alguém que é ou já foi um cooperado.

Por ser uma cooperativa voltada primariamente ao egresso do sistema prisional e como o preconceito atinge diretamente a estes, o percentual de interessados em associar-se são egressos recém libertos.

Além do egresso, a Coopereso também estende a oportunidade ao familiar de primeiro grau destes. Entende-se que o estigma que a sociedade impõe sobre o egresso reflete-se em membros diretos da família. Por esta razão, abrimos a oportunidade de associação aos pais, filhos e cônjuges do apenado ou egresso.

A terceira classe de pessoas acolhidas pela Coopereso são os reeducandos do sistema prisional que ainda cumprem algum tipo de sentença temporária, como prisão domiciliar ou liberdade assistida.

O interessado deve procurar o CAEF (Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania) de seu município e solicitar uma carta de encaminhamento diretamente a Cooperativa Coopereso.

Para dar ajuda assistencial aos que a solicitam, a Coopereso encaminha aos devidos setores públicos segundo a necessidade de cada um. Com o apoio da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (SECID) e departamentos públicos como os CRAS e CREAS (Centros de Referência de Assistência Social de Sorocaba) essa assistência mostrou ser fundamental nesta etapa de transição da pessoa interessada em mudar de vida.

A Região Metropolitana de Sorocaba possui 27 (vinte e sete) municípios, sendo que 11 (onze) municípios estão localizados no eixo das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares e suas economias baseadas em atividades industriais.

Sorocaba tem grande influência e participação em atividades socioeconômicas nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, como Cotia, Vargem Grande Paulista, Itapevi e Juquitiba, Campinas e Indaiatuba e com municípios que compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí.

A Região Metropolitana de Sorocaba contempla aproximadamente 17.000 (dezessete mil Presos) e destes, muitos procuram uma melhor inclusão social na cidade de Sorocaba pela pujança econômica de suas indústrias e comércio.

Esse atrativo econômico faz com que muitos Egressos do Sistema Prisional aportem na cidade em busca de novas oportunidades o que justifica o relevante papel que a Coopereso desempenha no município de Sorocaba.

Resultados do Trabalho em Equipe

O esforço e desejo de mudança individual gerou resultados significativos para o retrato melhorado da sociedade em Sorocaba.

Dentre os quase 7.000 cooperados que já passaram pela Coopereso, o índice de reincidência na criminalidade é menor que 1%.

A taxa de superação ao vício e mudança comportamental aumentou significativamente dentro dos grupos de cooperados.

A Coopereso disponibiliza treinamento profissional aos inexperientes, neste segmento de atividade, já foram treinados mais de 5 mil profissionais em diversas áreas e em atividades administrativa e operacional.

Neste ano de 2019, a Coopereso teve a honra de promover diversos eventos voltados ao resgate da cidadania e dignidade de toda a população.

Coordenou, em parceria com a SECID, o primeiro Seminário do município de Sorocaba voltado exclusivamente para debater a condição do egresso neste município e como o poder público está contribuindo para diminuição do preconceito e dos índices elevados de reincidência.

Juntamente com a Secretaria de Administração Penitenciaria, a Defensoria Pública de Sorocaba e a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania do Estado de São Paulo, o Seminário de Conscientização e Inclusão Social em prol do egresso e de seus familiares se tornou um marco no que se refere a informação e esclarecimento sobre o assunto na região de Sorocaba.

Desde de 2011, a Cooperativa Coopereso é certificada pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social.

No momento a Coopereso conta com uma equipe de 120 cooperados ativos e ocupados em diversas posições e departamentos voltados diretamente ao interesse público e diminuição de prejuízo no erário.

A cooperativa Coopereso fez parte de projetos como “Cidade Super Limpa” e “Operação TAPA-BURACO” e “Meu bairro, Minha Vida” e tem por finalidade qualificar mão-de-obra e proporcionar aos egressos e seus familiares que moram na região uma alternativa de geração de renda.

Com cooperados atuando em diversas regiões da cidade, as atividades englobam o trabalho de reciclagem na usina, manutenção e limpeza de ambientes, pista de caminhada, ciclovias, calçadas e muretas particulares, bem como do plantio de grama e serviços de pinturas e restauração.

A Coopereso é a primeira Cooperativa Brasileira de Egressos e de Familiares de Egressos e é neste segmento que o egresso, em situação de vulnerabilidade social, encontra uma porta aberta ao sair do sistema prisional e retornar à sociedade, principalmente quando tenta encontrar uma recolocação no mercado de trabalho após pagar sua dívida com a justiça e a sociedade. É importante salientar que os familiares carregam os mesmos estigmas daqueles que passaram pelo sistema prisional e enfrentam, também, muito preconceito da sociedade.

A pessoa privada de liberdade no sistema prisional é, historicamente, marginalizada e, portanto, excluída, direta ou indiretamente do bem-estar social. A sociedade brasileira, como um todo, não sabe como lidar com a pessoa que por ventura agiu de forma ilícita e que infringiu a lei.

No Brasil, de modo geral, os empregadores se sentem pouco à vontade em contratar o sujeito que esteve em cárcere independente do motivo. Embora este tenha cumprido sua pena e pago na justiça sua dívida, carrega, no contexto e convivência social, o estigma de “ex-detento”. Ao mesmo tempo, devido ao preconceito que sofre, o egresso muitas vezes se menospreza, dificultando assim seu convívio em sociedade achando-se incapaz de voltar a uma vida habitual.

Em harmonia com o artigo 27 da Lei de Execuções Penais (LEP), a Coopereso vem dando apoio e oportunidades de trabalho aos que procuram mudar sua situação, bem como visa acolher e recuperar o egresso e/ou sua família para a vida em sociedade com programas educativos e assistenciais.

Neste sentido, a Coopereso visa proporcionar um conjunto de práticas múltiplas, executadas nas áreas do desenvolvimento humano e social, para transformar a realidade de vida dos Egressos, resgatando-os da criminalidade e contribuindo com a sua reinserção no convívio social e o exercício de sua cidadania.

Conclusão

A Coopereso está sendo uma grande contribuição para o município de Sorocaba em prestação de mão de obra, apoio na redução das taxas de extrema pobreza, assistência ao egresso e menor em situação vulnerável e redução dos índices de reincidência entre os assistidos egressos que residem na região de Sorocaba.

Atualmente, em parceria com Prefeitura de Sorocaba e outros órgãos de gestão pública ou particular, a Coopereso vem amparando famílias com oportunidades de treinamento profissional ao inexperiente. Estes são treinados e prestam serviços de roçagem, separação de materiais recicláveis, manutenção e limpeza, pintura, elétrica, jardinagem e pequenos reparos em muros e alvenaria, bem como serviços gerais.

A Coopereso também fornece consultoria em processos jurídicos e administrativos quando solicitado pelo egresso ou familiar de forma gratuita.

Durante o tempo de associação o cooperado é direcionado a diversas áreas de atuação adquirindo experiência e incentivo para terminar seus estudos e/ou se especializar profissionalmente.

A Coopereso também faz indicações de pessoal aos que solicitam mão de obra caracterizada para cumprirem os requisitos da Lei Municipal N° 11.762, de 24 julho de 2018 ou que queiram efetivar as pessoas que já prestaram serviço à eles anteriormente enquanto cooperados da Coopereso.

Por colaborar para o desenvolvimento humano e redução da taxa de reincidência criminal e de extrema pobreza na região de Sorocaba a Coopereso conquistou o Título de Utilidade Pública voltada atenção ao egresso do sistema prisional junto a Câmara de Vereadores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image