Campanha de combate a dengue

Tempo de leitura: 2 minutos

Com o aumento das chuvas e do calor, essa época do ano exige mais do que a costumeira atenção em ambientes que podem servir de criadouros e proliferação do Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças como denguefebre amarelafebre zica e chikungunya.

A Coopereso está trabalhando em conjunto com a Prefeitura de Sorocaba e a Zoonoses intensificando os trabalhos de prevenção e remoção de entulhos na cidade em 2020.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, em dezembro a cidade teve 1.070 casos de dengue, com uma morte, e 89 casos de chikungunya em 2019 e em janeiro de 2020 foram confirmados 47 casos de dengue em moradores do município.A Prefeitura comunica a Coopereso dos locais públicos ou particulares que devem ser limpos e nós realizamos a remoção de entulhos e de possíveis criadouros do mosquito.Toda a população dever estar alerta e colaborar nesse combate.

“Nos vasos sanitários e ralos é necessário colocar sabão em pó ou detergente e mantê-los tampados sempre que possível, principalmente se a pessoa for viajar. Remover qualquer recipiente que esteja no quintal e possa pegar chuva e evitar qualquer água parada na residência”, orienta os representantes da Zoonoses de Sorocaba.

Outras ações de prevenção

  • Manter as calhas de água sempre limpas;
  • Guardar pneus em local coberto;
  • Não deixar ao ar livre latas, plásticos, folhas secas e demais materiais que acumulem água;
  • Tubos de antenas parabólicas devem ser perfurados;
  • Cobrir tambores, latas de lixo, e caixas de água;
  • Desinfetar periodicamente os ralos;
  • Manter as piscinas limpas e tratadas com cloro;
  • Evitar vasos de plantas com pratos;
  • Limpeza periódica de bandejas traseiras de geladeiras, bebedouros de animais e tanques.

A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura:

http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao

ou em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município pelo número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.

 

Fonte: g1.globo.com / Agência Sorocaba de Notícias GPE/SECOM

 

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image