Tempo de leitura: 3 minutos
Moradores continuam deixando entulho em ecopontos fechados em Sorocaba Com o fechamento dos três ecopontos da cidade em agosto, moradores podem descartar até um metro cúbico de entulho por pessoa no aterro de inertes.
Após fechamento dos ecopontos em Sorocaba, lixo passa a ser depositado em aterro. Com o fechamento dos ecopontos de Sorocaba (SP), o material descartado que era depositado nesses locais deve ser levado, a partir desta quarta-feira (19) para o aterro de inertes, que fica na Avenida General Motors, 200, e funciona de segunda à sexta, das 7h às 17h e de sábado das 7h às 12h. Os três ecopontos da cidade foram fechados pela prefeitura no mês de agosto. Mas os moradores continuam descartando lixo nos locais, o que está acumulando material e lixo. Tanto os moradores da cidade quanto as empresas já trabalham no recolhimento de resíduos, como restos de construção civil, tijolo, areia e concreto, devem levar os materiais para o Aterro de Inertes. Cada morador da cidade pode levar até o aterro um metro cúbico de entulho, o que equivale a cerca de 12 carrinhos de mão. O Secretario de Obras de Sorocaba, Fábio Pilão, afirmou que as empresas já estão acostumadas com a rotina do aterro de inertes.
“As empresas possuem inscrição municipal, então cada vez que o caminhão de uma empresa especializada desse ramo passa pela portaria, é anotado e a gente lança isso na Secretaria da Fazenda e a Secretaria envia a cobrança para as empresas.” Acúmulo de lixo No ecoponto do Vitória Régia, a prefeitura cercou e limpou o local, mas, mesmo assim, as pessoas estão passando pela cerca e colocando lixo dentro do ecoponto. Já no ecoponto da Vila Helena, que também foi limpo e cercado pela prefeitura, os moradores estão colocando lixo do lado de fora, na calçada. Tem até sofá e restos de outros móveis, além de materiais de construção.
No Sorocaba Park, uma equipe da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras esteve no local na manhã desta quarta-feira e retirou o entulho para que possa ser levado para o aterro de inertes. De acordo com Fábio, o aterro de inertes está estrategicamente localizado próximo à Zona Norte de Sorocaba, que é o maior polo gerador de resíduos da cidade. No aterro de inertes podem ser levados restos de entulho, materiais de construção e móveis velhos. Esse material é separado para ter o encaminhamento correto pelas cooperativas. Não é permitido jogar lixo no local. Mesmo com ecoponto fechado, moradores do bairro Vila Helena está descartando materiais na calçada — Foto: Reprodução/TV TEM Publicada: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/09/19/moradores-continuam-depositando-entulho-em-ecopontos-fechados-em-sorocaba.ghtml
Uma equipe da Secretaria de Obras retirou o entulho do ecoponto do bairro Sorocaba Park — Foto: Reprodução/TV TEM Ao ser questionado se a prefeitura estuda um novo local para descarte, já que o aterro de inertes fica distante de algumas partes da cidade, o secretário afirmou que técnicos da Secretaria de Obras estão estudando um projeto para viabilizar a abertura dos ecopontos. “Os ecopontos foram encerrados porque pessoas estavam morando ali em condições subumanas, mas nós estamos fazendo um estudo para viabilizar a abertura destes ecopontos”, explica o secretário. Segundo Fábio Pilão, o edital de chamamento para a reabertura destes ecopontos deve ser publicado ainda este ano. Ele acredita que até o ano que vem a cidade tenha não só os ecopontos que foram fechados, mas também novas unidades espalhadas pela cidade.
Matéria publicada no G1 Sorocaba e Jundiaí – 19/09/2018
Link permanente
Em Janeiro de 2021, quais são os Ecopontos ativos ?