Resgate da cidadania

Posted by on maio 5, 2017 in NOTÍCIAS | 0 comments

Resgate da cidadania

O convênio entre a Prefeitura e a Coopereso possibilita o resgate da cidadania a centenas de pessoas que deixam o cárcere, por meio da oportunidade de trabalho e chance de mudar de vida. “Cumpri pena por um ano e oito meses, sai há cinco meses e não conseguia emprego. A cooperativa me deu uma oportunidade que não consegui em outros locais”, elogia Jonatas Mendes, 24 anos, cooperado há dois meses e pai de dois filhos. “O serviço é bom, o trabalho é pesado e se não suar não ganha.

Hoje em dia não dá para ficar à toa”.
Fundada em 2004, a Coopereso é a 1ª Cooperativa Brasileira de Egressos e de Familiares de Egressos e, de lá para cá, mais de dez mil pessoas já passaram por ela. “Tivemos apenas quatro casos de reincidentes, cooperados que voltaram para a cadeia quando estavam em trabalho. Temos hoje uma lista de espera de setenta pessoas querendo ser cooperadas, desesperadas para trabalhar”, acrescenta Mirtes. Segundo ela, nos últimos seis meses a procura para filiação aumentou quase 40%. “Só não abrimos mais vagas porque não temos mais frentes de trabalho”.

Cada cooperado ganha em torno de R$ 950,00 por mês.

A Coopereso está em vias de ser declarada entidade de utilidade pública e já planeja a estruturação para oferecer cursos e capacitações aos cooperados. Para integrar a Coopereso é preciso ser egresso ou familiar de detento com até primeiro grau de parentesco. A sede da cooperativa funciona na rua Leopoldo Machado, 270, no Centro de Sorocaba. O Contato é pelo fone (15) 3211.6194.

Manutenção de convênio com a Coopereso garante inclusão social e cidade mais bonita
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Fonte:http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *