QUEM SOMOS

Em 2008 a Coopereso nasceu da idéia de formar uma cooperativa de egressos e familiares de presos, em Sorocaba. Com convênio firmado com a prefeitura deste município, a cooperativa faz parte do projeto “Cidade Super Limpa” que tem por finalidade qualificar mão-de-obra e proporcionar aos egressos que moram na região uma alternativa de geração de renda. Com cooperados atuando em diversas regiões da cidade, as atividades englobam o trabalho de reciclagem na usina, manutenção e limpeza da pista de caminhada, das ciclovias, de calçadas e muretas particulares, bem como do plantio de grama e pinturas.

A Cooperativa Coopereso é a 1ª Cooperativa Brasileira de Egressos e de Familiares de Egressos e é neste segmento tão vulnerável que o egresso encontra uma porta aberta ao sair do Sistema Prisional e retornar à Sociedade, os familiares por conseguinte carregam os mesmos estigmas dos que passaram pelo Sistema Prisional e enfrentam muitos preconceitos da sociedade, principalmente quando tentam encontrar alguma recolocação no mercado de trabalho após pagarem a sua dívida com a justiça e a sociedade.

Ressocializar um egresso e torná-lo novamente cidadão. Esse é o objetivo da Coopereso, (Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região).

Consciente de que todos merecem uma segunda chance a Coopereso busca incentivar a qualidade de vida aos egressos, para não vê-los a cometer delitos, através de palestras de autoestima e motivação.

Capacitação dos egressos e familiares       Cooperados exercendo atividades       Cooperados exercendo atividades