Projetos Sociais

A maioria de nós já escutou, através da mídia ou por meio de outros veículos de comunicação, histórias de pessoas que cometeram erros e foram presas, muitos por falta de instrução, convívio com pessoas de má índole ou por falta de oportunidade na vida. Há uma segunda chance para os que realmente querem mudar de proceder.

Da mesma forma que uma pessoa empregada tem menos chance de cometer um crime, um ex-detento empregado também tem menos chance de voltar para o crime.
Em média, 70% dos acolhidos pela Coopereso são mulheres que precisam de uma renda, porque têm companheiro ou filho na cadeia.
A Coopereso atua em 25 frentes de trabalho ligadas a Prefeitura de Sorocaba, sendo que 70% das demandas voltada à Secretaria de Serviços Públicos e os outros 30% às secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social.
Através de muito diálogo e palestras de autoestima e motivação, a Coopereso procura fazer com que os egressos tenham autoestima por estarem inseridos dignamente no mercado de trabalho.

Em parceria com a Coopereso, a Universidade do Trabalhador (Unit) oferece vários cursos gratuitos como:
• Departamento pessoal;
• Logística;
• Jardinagem;
• e outros que capacitam os egressos e seus familiares.
A Coopereso, periodicamente, realiza palestras de conscientização e prevenção para os cooperados com apoio de órgãos públicos e entrevistas de profissionais médicos e especializados.
Os cooperados recebem treinamento para desempenharem plenamente as funções designadas e adquirem habilidades novas para serviços futuros fora da Cooperativa.
São realizadas reuniões de apoio para que a equipe de cooperados possa se expressar e receber ajuda em suas atividades diárias.
Dessa maneira, o egresso e seus familiares podem voltar ao convívio social com apoio e respeito.