O que é um egresso?

O Egresso é o indivíduo que deixa o sistema prisional após pagar sua dívida com a sociedade. Este é acolhido pela Coopereso e reintegrado à sociedade como homem livre e digno de respeito. Infelizmente, a pessoa conhecida como Egresso do cárcere penal, as vezes é discriminada pela sociedade, que o rejeita, o estigmatiza e o repugna, forçando-o a voltar à criminalidade por absoluta falta de opção.
Para mudar esta realidade, a Coopereso em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, abre oportunidades iguais de trabalho e educação para todos.
O Egresso fez parte dos mais de 622.200 presos do Brasil, um aumento é de 167% em 14 anos. Dados de Dezembro de 2014 mostram que nosso País tem a 4ª maior massa carcerária do mundo.
Para o egresso do Sistema Prisional Brasileiro, existe a Lei de Execuções Penais, Lei nº 7.210/84, que estabelece em seu artigo 26, duas categorias de egressos que rege: Condição 1: quando o indivíduo é liberado definitivamente após cumprir sua pena, sendo considerado egresso até um ano depois de sua saída da prisão; Condição 2: o indivíduo é libertado condicionalmente, que fica considerado egresso dentro do período em que está em liberdade condicional.
A Sociedade brasileira, como um todo, não sabe como lidar com a pessoa que agiu de forma ilícita e que infringiu alguma lei. Principalmente, o brasileiro, não se sente à vontade em empregar o sujeito que esteve em cárcere por algum tempo. Embora este tenha cumprindo sua pena e pago na justiça sua dívida, a sociedade o estigma de “ex-detento”. Ao mesmo tempo, devido ao preconceito que sofre, o egresso muitas vezes se menospreza, dificultando assim seu convívio em sociedade achando-se incapazes de voltar a uma vida habitual.
Outro fator preocupante é o fato de que alguns indivíduos não conhecem o outro modo de vida, sempre viveram rodeados pela criminalidade. Então como aprender algo que nunca vivenciaram?
Em harmonia com o artigo 27 da L.E.P., a Coopereso vem dando apoio e oportunidades de trabalho aos que procuram mudar sua situação, bem como visa acolher e recuperar o egresso e/ou sua família para a vida em sociedade com programas educativos e assistenciais.
Com essa iniciativa, nós da Coopereso, ficamos felizes em poder ajudar, quem quer e realmente precisa, a mudar de vida.